Essa é uma das maiores reclamações de quem utiliza Internet no Brasil e talvez no mundo. Nós nunca conseguimos a velocidade prometida, a não ser quando o teste de velocidade é feito diretamente do nosso provedor.
E o que pode ocasionar essa “lentidão” ?
Quanto mais longe, mais difícil
Por isso, quando o teste é feito diretamente no site do seu provedor a velocidade sempre é tão rápida. Isso por que você está testando a sua velocidade de conexão com o nó mais próximo de você, afinal de conta o provedor é o primeiro nó da sua conexão.
E quanto mais distante vamos buscar um dado, mais lenta será nossa conexão. Isso devido a diversos legs e perdas que teremos no caminho de nó para nó até chegar ao nosso destino.
Estão nos bloqueando ?
Outra prática comum entre os provedores de acesso é o famoso traffic shape, um bloqueio do nosso provedor quando vamos baixa arquivos. Essa prática apesar de ser muito utilizada, não é permitida e conseqüentemente nenhum provedor irá assumir que está bloqueando a sua conexão. Esse bloqueio normalmente é apenas para o download de arquivos, o que não irá prejudicar a navegabilidade da Internet.
Conexão compartilhada ?
Alguns provedores de Internet vendem uma conexão compartilhada, ou seja, a sua conexão será dividida entre várias outras pessoas. O que pode ocasionar lentidão até no acesso a páginas, e se o seu vizinho resolver baixar um filme provavelmente ele irá deixar a sua conexão muito lenta. Apesar desse método ser pouco utilizado nos dias atuais nas capitais, ainda é muito utilizado em locais onde a conexão não é tão abundante.
O upload está no limite
Isso mesmo, sua velocidade de download pode estar baixa por que a sua banda de upload está totalmente comprometida. Quando vamos fazer um download o programa que está gerenciando o processo fica constantemente enviando informações para confirmar o recebimento, além de utilizar o upload para transmitir dados de controle. E quando a sua banda de upload está totalmente ocupada, o gerenciador irá ter dificuldade em se comunicar e assim irá ocasionar maior lentidão.
Seu provedor é uma porcaria
Isso mesmo, seu provedor pode ser uma porcaria. Pode estar te cobrando uma conexão e servindo outra, assim não tem como ter uma conexão que preste.
Portanto se a sua conexão está lenta, ou não está correspondendo ao que foi contratado, pare e analise o que está acontecendo. Só assim, você poderá resolver a situação da melhor forma possível.
no brasil a internet vendida tem sua velocidade informada pelas operadoras em kBYTES, megaBYTES e assim por diante, porém a velocidade que chega é em kBITs, megaBITs e assim por diante. Qual a diferença?
ResponderExcluira velocidade é 2³ menor, e não adianta reclamar! a nomenclatura errônea é aceita pela Anatel.
Ou seja, o famoso "gato por lebre"...
Safadeza e ignorância brasileira que insiste em pronunciar inglês tudo errado.
ResponderExcluir8 bits = 1 byte.
ResponderExcluiroito vezes mais baixa.
velocidade de comunicação é medida em bits e não em bytes que é medida de memória... não tem muita diferença na prática, não teria problema medir as duas em bytes, mas os números em bits(oito vezes maior) é mais comercial... entende?
mas é assim em qualquer lugar do mundo, na verdade são planos oferecidos em bits, e a velocidade real é mostrada em bytes, você acha que contratando uma internet de 1mbps vai baixar a 1mb/s??? 1mbps é a nomeclatura de 1 megabit por segundo, 1mb/s é de 1 megabyte por segundo, se você for multiplicar 125kb/s por 8, da cerca de 1megabit
ResponderExcluir