Como e quanto dinheiro levar em uma viagem ao exterior?


Já me peguei muitas vezes com essa dúvida. Quanto dinheiro levar? Como levar o dinheiro? Dinheiro ou Traveler Checks? Cartão de crédito...quantos? Hoje as opções são muitas. Convém não concentrar toda sua verba em um único modo como por exemplo, levar tudo em dinheiro ou só levar o cartão de crédito. Mas antes disso vamos pensar um pouco em “quanto” dinheiro levar.


Quanto vou precisar?

Lógicamente que essa questão varia de pessoa para pessoa. Eu sempre viajei com muito pouco dinheiro e as pessoas sempre ficavam impressionadas perguntando como eu fazia para gastar tão pouco nas viagens. O segredo era: Eu não tinha mesmo! Verdade, não tinha e não podia gastar, mas não queria deixar de viajar. Então me programava pra gastar bem pouco. Confesso que não é a melhor das situações mas não me arrependo de nenhuma das viajens que fiz, mesmo com pouco dinheiro.

Você deve começar pelo número de dias que vai passar viajando. Alguns calculam 100 dólares por dia, o que eu acho muito enquanto outros 30, o que eu acho pouco. Eu prefiro me organizar com o roteiro. Em tempos de internet dá pra se saber o preço de tudo com antecedência. Teatro, museu, restaurante e assim por diante. Tente fazer um roteiro mais o detalhado possível e saiba quais são as grandes despesas que terá. Um exemplo, você vem a Orlando e vai visitar 5 parques. Entre nos sites dos parques, veja o preço dos ingressos e faça um cálculo. Calcule uma base de 30 dólares para alimentação dentro do parque se você, assim como a maioria, vai ficar 10-12 horas lá se divertindo. Uma refeição, na maioria dos lugares que tenho frequentado sai por volta de 15 dólares. Se preferir os fast foods, sai em torno de 6-8 dólares. Fique atento ao tamanho dos pratos. Os americanos comem em grande quantidade. A maioria dos pratos geralmente dá para dividir por duas pessoas. Se achar que está com muita fome peça uma porção de batatas fritas. Os 30 dólares podem ser calculados para quando estiver fora dos parques se alimentando também. Geralmente não se gasta tudo isso em 2 refeições. Se precisar, aumente para 40.


Faça uma lista de tudo que deseja comprar e tente se apegar a essa lista. Eu sei que oportunidades aparecerão e não podemos deixá-las passar, mas tome cuidado para não comprar coisas que não precisa e que não vai usar. Eu já fiz isso muitas vezes. Comprei um casaco na Italia que só usei “na Itália!”. Custou caro e nunca mais usei no Brasil. Comprar por impulso é uma coisa muito fácil, tome cuidado. Eu levo um caderninho pequeno ou uma folha de papel dobrada dentro do bolso e a cada compra anoto o valor e o que foi. Assim vou acompanhando o tamanho da lista e isso me impede de ter surpresas na chegada da fatura. Ver a lista crescendo em tamanho faz a gente gastar mais sabiamente. Eu também, assim como muita gente, já fiquei assustado com o tamanho de uma fatura e nem imaginava que tinha comprado tantas coisas.

Então você já sabe quais as grandes despesas que terá. Tem a lista do que deseja comprar, adicionou a estes valores, a alimentação. Coloque agora o valor de hotéis, transporte, um valor para presentes, souvenirs e você tem aproximadamente o quanto deseja gastar na viagem. Mesmo que você já tenha uma verba para a viagem, por exemplo, 1000 dólares para gastar, seria bom se você fizesse o rascunho das despesas. Assim pode ver se o dinheiro é suficiente.

Como posso levar?


Dinheiro - Não convém, por questões de segurança levar tudo em dinheiro. Muitos compram aquela carteira de pano para dinheiro que amarra na barriga. Colocam 1000 dólares lá e na hora de pagar aquele sufoco, abre a calça, etc e todo mundo vê!. Dinheiro vivo você vai precisar para pequenas despesas. Embora os americanos paguem um cafezinho no cartão de crédito mesmo. Não se preocupe com isso. Mas você vai precisar de dinheiro vivo para taxis, ônibus, metrô, jornais, cartao postal, etc. Eu calculo 20-30 dólares por dia de pequenas despesas. Então se vou ficar 10 dias levo 300 em dinheiro. Se for 21 dias eu levo 400. Nunca levo mais que 500 dólares pois a maioria das coisas pago tudo no cartão. Alguns calculam que 1/3 do que se tem deve se levar em dinheiro.



Pochete...sera?





Cinto que esconde dinheiro






Cartão de Crédito – Ô bendito!! Ou seria maldito? Como eu queria ter um cartão de crédito sem limites e sem faturas!! :-)

Não leve somente um cartão, pode acontecer algo com ele ou pode ser que a loja que você está comprando só aceite VISA, por exemplo. Leve bandeiras (visa, mastercard, etc) diferentes mas, saiba que o Master Card, Dinners convertem a taxa do dólar pelo paralelo e não pelo dólar turismo como o VISA. As compras ficam mais caras. Importantíssimo é não esquecer de ligar para a operadora e “avisar” que você vai viajar. Por medidas de segurança, as operadoras, às vezes cancelam cartões que subitamente apresentam compras em valores significativos fora do Brasil. Aconteceu comigo... hhhrrrrrrrrrr

Não esqueça ainda que existe a cobrança de impostos sobre compras no exterior (IOF) 2,38% do valor da compra.

Travelers Checks – Muito pouca gente usa. Existem estabelecimentos que nem aceitam. Bancos exigem documentos originais para trocar. Se você não usar tudo, ao vender ao banco na volta, perde na transação. Eu nunca mais usei. Não acho prático.






Visa Travel Money – Está na moda. Você compra ou contrata o cartão em qualquer agência de viagem ou mesmo em alguns bancos. Carrega o cartão com dinheiro e paga tudo na opção débito no exterior. Se precisar de mais dinheiro, pode pedir para alguém no Brasil fazer a trasnferência, ou você mesmo o faz pela internet ou telefone e eles carregam o cartão para você. Não tem taxas de manutenção, é uma maravilha. A grande vantagem é que você não é pego de surpresa se comprou com cartão de crédito com dólar a 1,80 e no dia do fechamento da fatura o dólar estava 2,40. A taxa do VTM é a do dia em que você carrega o cartão então não há surpresas. Vale citar que você paga R$ 2,50 por saque independentemente do valor + IOF de 0,38%

Cartão de débito do seu Banco – A rede visa electron pode ser usada em outros países na opção débito. O cartão múltiplo do Banco do Brasil faz compras à débito no exterior. A taxa é calculada imediatamente e sua conta debitada. Eu saquei dinheiro num caixa ATM em Londres com meu cartão de débito do Banco do Brasil. Informe-se com o gerente do seu banco antes de viajar.

Dicas! Dicas! E mais Dicas...

- Não concentre todo seu dinheiro em uma só maneira. Tenha várias opções assim, se algo errado acontecer, você tem outras opções. Ficar no exterior sem dinheiro é um problema!

- Ao entrar nos EUA você precisa declarar quanto possui em dinheiro “SE” estiver levando mais de 10 mil dólares. Não faça como os pastores da igreja evangélica do Brasil e não esconda o dinheiro na cueca como certo político fez. Você vai preso se descobrirem. Valores menores que 10 mil não precisam ser declarados.

- Ande com o dinheiro e carteira no bolso da frente. Estatisticamente trombadinhas só assaltam pessoas que usam a carteira nos bolsos de tráz.

- Faça cópias(3 no mínimo) colorida dos documentos (passaporte, visto, rg, etc), das passagens de avião e outras. Tenha cópias em vários lugares, diferentes malas, cofre do hotel e ande com os originais. Se algo acontecer você pode viajar com as cópias e boletim de ocorrência. Se não tiver as cópias vai ter muita dor de cabeça.


- Anote em um papel o telefone internacional de todas as operadoras dos cartões em caso de perda ou roubo dos cartões. Não guarde o papel na carteira! Se roubarem sua carteira lá se vão os telefones...

- Fique de olho nas malas especialmente quando o motorista de taxi as coloca e tira do porta malas do carro. Não entre no taxi e deixe ele sozinho com as malas! Verifique se não esqueceu nada no banco do taxi! Anotar o nome do motorista do taxi e a operadora pode ajudar. Tenha cadeado segredo em todas as malas.

- Não fique dando bobeira na rua com sua máquina fotográfica e sempre olhe ao redor. Prefira máquinas pequenas que podem ser guardadas em bolsos. Se quiser levar a grandona, semi profissional, tome cuidado.

- Cuidado ao pendurar a bolsa em cadeiras dos restaurantes, principalmente mesas externas. Trombadinhas passam rápido entre elas e pegam a bolsa sem você perceber!

- Não aceite drinks de “ninguém” que você não conheça em bares noturnos. O drink pode vir com a pilula do estupro - aquela que você apaga e acorda só no quarto do motel no dia seguinte.

- Não adormeça em transporte público, trens, ônibus ou metrô.

- Saiba que, uma vez nos EUA, ao atender chamadas vindas do Brasil no seu celular você também paga e não somente a pessoa que te ligou. A conta pode ser uma surpresa desagradável.

- Não esqueça que nos restaurantes e em taxis paga-se por volta de 15% em gorgetas. Isso se deve ao fato que o salário dessas pessoas é composto de 80% só de gorgetas. É maldade não dar "tip" e fazer a pessoa trabalhar quase de graça para você.

- Leve pouca bagagem...
Um abraço e boa viagem!


Fonte: brasileirovivendonoseua.blogspot.com

Um comentário:

  1. Post MARAVILHOSO. Realmente adorei, muito obrigada pelas dicas =)

    ResponderExcluir